História do Município de Nova União - RO

por Interlegis — última modificação 19/01/2026 09h44
Nova União é uma cidade localizado na região central do estado de Estado do Rondônia, Os habitantes se chamam novauniense. O município se estende por 807,1 km² e contava com 6 822 habitantes no último censo IBGE. A densidade demográfica é de 9,82 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Mirante da Serra, Jaru, Teixeirópolis e Urupá e ouro preto do oeste. Situado a 228 metros de altitude, Nova União tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 10° 54′ 28” Sul, Longitude: 62° 33′ 29” Oeste.

O processo de colonização do município Nova União difunde com história da colonização de Rondônia. Ocorrendo na década de 1970 com a implantação pelo governo federal do PIC – Projeto Integrado de Colonização. Em 19 de junho de 1970 criou o PIC Ouro Preto-  Picop na região central do território federal de Rondônia ao longo da estrada Cuiabá/Porto Velho com o argumento “integrar para não entregar”. Picop abrangia a área dos atuais municípios de Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis e Vale Paraíso, Inicialmente a previsão era assentar nesse projeto apenas mil família, porem projeto assentou 5.162 famílias, com uma área de 100 hectares por família. Nesse período surgiu a pequena vila de ouro preto, com suas primeiras habitações. Acredita que um Campanha publicitária do governo federal nas regiões sul e sudeste do país com o tema “Rondônia, o Novo Eldorado”, contribui consideravelmente para fluxo migratório com destino ao então Território Federal de Rondônia.

O distrito de nova uniao, seu perímetro urbana de iniciou em 1982 com a criação do Núcleo Urbano de Apoio Rural – NUAR em uma área de 40 hectares doadas pelos pioneiros que aqui residia. A pequena vila foi instalado num lugar estratégico próximo ao Rio São Domingos cerca de 40 km de distância do recém criado município de ouro preto, local onde se concentraria mais tarde serviços básicos de saúde, educação, comércio, extensão rural, agências e órgão governamentais, inclusive bancários (BERON), para dar suporte aos moradores dos lotes rurais.

Posteriormente no período de 1992 à 1996 foram instalados os seguintes órgãos de governo: SEPLAN, CAGERO, SUCAM, SESAU e EMATER. Apesar do apoio governamental com a instalação de alguns serviços públicos, nesse período houve um baixo crescimento econômico, no então distrito de Nova União. Motivado pela crise econômica nacional, no período de 1982 a 1995 administração do distrito ficou de responsabilidade do poder público Ouro Preto do Oeste que conseguia atender à contento as necessidades prementes do distrito.

Emancipação Político e Administrativa

O processo de emancipação político-administrativa do distrito de Nova União iniciou em 1988 coma realização de um plebiscito no qual ficou decidido, democraticamente, a criação do município. Com a elaboração da segunda Constituição do Estado de Rondônia, que foi promulgada em 28 de setembro de 1989. Nessa ocasião, o deputado estadual Haroldo Franklin de Carvalho Augusto dos Santos incluiu no artigo 42 da Constituição a criação de vários municípios, entre eles o de Nova União.

O então governador do estado de Rondônia, Jerônimo Garcia de Santana, arguiu no Supremo Tribunal Federal a inconstitucionalidade do artigo 42 da Constituição estadual.

Em 29 de outubro de 1991, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia suprime o parágrafo único do artigo 42 das disposições constitucionais transitórias da Constituição do Estadual.

O município Nova União foi criado em 22 de junho de 1994, pela Lei nº 566, sancionada pelo governador do estado de Rondônia, Oswaldo Piana Filho.

LEI DE CRIACAO

Para administrar o município de Nova União, na fase inicial, o governador Oswaldo Piana nomeou o senhor Almerindo Leandro da Rocha.

A instalação do município Nova União ocorreu em 1º de janeiro de 1997, com a posse dos vereadores, do prefeito e do vice-prefeito eleitos em 6 de outubro de 1996.